Livro: História do Cinema de Animação em Pernambuco

Por quase 50 anos a historiografia do cinema feita em Pernambuco ignorou os filmes e os artistas que fazem animação no estado. As citações a obras animadas são raras e superficiais. Assim, a história da animação pernambucana permaneceu desconhecida até mesmo para seus participantes.

Pela primeira vez uma pesquisa conseguiu mapear a produção cinematográfica de animação do estado desde o que se conhece como sua origem até o ano atual. O livro História do Cinema de Animação em Pernambuco preenche esta lacuna ao trazer um mapeamento inédito, que catalogou 267 obras realizadas desde o final da década de 1960 até meados de 2017. Porém, a pesquisa não se limitou apenas a inventariar os títulos. A partir de mais de 50 entrevistas e de uma extensa revisão bibliográfica, foi possível discutir assuntos como o impacto das tecnologias na produção cinematográfica, o perfil dos autores, suas opções estéticas e conceituais, e dados do mercado.

Seu ineditiCapaHistoriaAnimacaoPernambucosmo também se dá em relação à historiografia do cinema de animação nacional. Pois os pouquíssimos textos e documentários que existem concentram seu foco na produção realizada no eixo Sul/Sudeste. O que acontece (e principalmente aconteceu) em estados ‘periféricos’ permanece ignorado e esquecido. Assim, História do Cinema de Animação em Pernambuco é uma das raras tentativas de se conhecer e preservar um filmografia que sobrevive à margem dos ‘grandes centros’ produtores.

Este livro é o resultado de uma pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, e foi patrocinado pelo edital Funcultura Audiovisual.

Quantidade de páginas: 288

 

 

Sobre o autor:

Marcos Buccini é doutor em Comunicação pela UFPE e bacharel em Design pela mesma instituição. Fez sua primeira animação em 2002: A Árvore do Dinheiro venceu o Anima Mundi Web daquele ano. Em 2005, fundou um Núcleo de Animação na Faculdade Aeso. Lá, realizou os curtas A Morte do Rei de Barro (2005) e Na Corda Bamba (2006), além de videoclipes, comerciais e vinhetas. Em 2008, já como professor do Núcleo de Design da UFPE, em Caruaru, criou o projeto de extensão Animando Histórias e o Maquinário – Laboratório de Animação UFPE, onde orienta trabalhos realizados pelos alunos. Os 10 filmes que produziu já lhe renderam mais de 50 prêmios nacionais e internacionais. Seu primeiro livro, Trajetória do Cinema de Animação em Pernambuco, é baseado na sua tese de doutorado, e foi patrocinado pelo Edital do Funcultura Audiovisual.

 

Lançamento:

O livro será lançado na Bienal do Livro de Pernambuco no stand da Secult / FUNDARPE, no dia 14 de outubro às 19h. Porém, haverá outras oportunidades de compra em eventos ligados a cinema e comunicação. Já confirmados:

 

Mesa redonda sobre o mercado de animação em Pernambuco

Local: Aeso – Olinda

Data: 16 de outubro às 11h

 

Dia Internacional da Animação em Camaragibe

Local: Cineteatro Bianor Mendonça

Data: 28 de outubro às 17h

 

Dia Design – Caruaru

Local: Shopping Difusora

Data: 05 de novembro às 11h

 

Festival de Cinema de Caruaru

Local: Shopping Difusora

Data: 21 de novembro às 19h

 

Inauguração do MUCA – Museu do Cinema de Animação

Local: MUCA – Gravatá

Data: 09 de dezembro

 

Interessados podem entrar em contato pelo e-mail: marcosbuccini@gmail.com

Preço de venda: R$ 20,00