O DIA

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca que acontece no dia 28 de outubro em centenas de cidades do Brasil.

COMO SURGIU O EVENTO NO MUNDO

Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

NO BRASIL

No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2017 o DIA vai para a sua 14ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h30 simultaneamente em todas os locais participantes, contando com a adesão de centenas de cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil.

COMO É:

Mostra Oficial

A Mostra Oficial é realizada no dia 28 de outubro simultaneamente as 19h30 com entrada franca em todo o país. Composta por uma hora de curtas metragens brasileiros (Mostra Nacional) selecionados por um júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA e neste ano, em comemoração aos 100 anos do cinema de animação brasileiro, uma hora de curtas metragens nacionais históricos  (Mostra Histórica) .

Programação Paralela

Oficinas, Mostras Regionais, Mostras Paralelas, Mostras Infantis, debates com convidados.

Cada cidade pode organizar uma programação paralela de acordo com as especificidades de cada local, sempre com entrada franca. Dados específicos como datas, locais e horários são comunicados nas semanas que antecedem o evento no site www.diadanimacao.com.br.

Mostra Infantil

Uma hora de curtas-metragens de animação brasileiros dedicados ao público infantil. A Mostra é produzida através da seleção de filmes realizada pelo júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA.

International Animation Day

A Mostra Nacional de curtas-metragens brasileiros é enviada via intercâmbio para exibição em 30 países que comemoram o Dia Internacional da Animação.